Acompanhamentos no ponto certo

 Foto Rogério Voltan

É claro que as carnes, as linguicinhas, as asinhas de frango e outros cortes deliciosos são as estrelas do churrasco, mas alguns acompanhamentos fazem toda a diferença e podem agradar até os vegetarianos que aparecerem para brindar

Farofa fria rápida
Esta receita de farofa é perfeita para o verão e para quem não tem muita habilidade culinária, mas quer preparar um acompanhamento rápido, prático e saboroso para o churrasco. É só misturar…

2 xícaras de farinha de milho
2 xícaras de farinha de mandioca
1 copo americano de óleo de soja ou de milho
Suco de 2 limões
½ lata de milho verde em conserva
2 tomates sem sementes picados
1 cebola picada
½ pimentão vermelho picado
½ pimentão verde picado
½ xícara de uvas passas (opcional)
2 ovos cozidos picados
½ xícara de salsinha picada
Azeitona picada a gosto
Sal a gosto

Misture bem todos os ingredientes, coloque em um recipiente fechado e leve à geladeira. A farofa fica mais gostosa quando amanhecida. Portanto, procure prepará-la na véspera. A receita rende de 8 a 10 porções.

Espetinhos vegetarianos
Se há convidados vegetarianos, isso não quer dizer que eles não sejam muito bem vindos ao seu churrasco. Prepare espetinhos variados, que os japoneses chamam de robata, com legumes, verduras e tubérculos – eles também podem harmonizar perfeitamente com as carnes. Você pode usar berinjela, cenoura, cebola, vagem, aspargos frescos, batata-doce, brócolis, cogumelos do tipo shitake, abobrinha, ervilha torta, endívias, pimentões e outros ingredientes que sua criatividade indicar. A receita é simples: corte os vegetais em pedaços médios, próprios para serem arranjados em espetinhos de madeira. Cozinhe-os previamente em água e sal, mas apenas para que não fiquem muito duros (eles devem alcançar um ponto firme, caso contrário podem desfazer na hora da montagem). Faça um marinada com azeite de oliva, vinagre, sal, salsa e cebolinha picados, alho macerado, pimenta do reino, manjericão e orégano. Deixe os vegetais marinando durante cerca de 30 minutos, monte os espetinhos de sabores sortidos ou de um só ingrediente. Leve-os à grelha e borrife-os com a marinada enquanto assam. Quando as bordas estiverem levemente tostadas, estão prontos para servir. O molho de soja tipo shoyu é um ótimo complemento.

Pão de alho
O pão de alho é sucesso certo em qualquer churrasco. Prepará-lo é simples: misture a gosto maionese, manteiga, sal, alho espremido em abundância, salsinha picada, orégano e outras ervas de sua preferência (vá misturando e provando até achar o ponto). Faça cortes em pães franceses, mas sem chegar até o final, para que não desmontem. Com ajuda de uma faca de ponta redonda, recheie os vãos com a mistura. É preferível preparar a receita na véspera e deixar os pães na geladeira, envoltos em papel alumínio ou sacos plásticos, para curtir o sabor. Na hora de servir, é só colocá-los na grelha e esperar que tostem. Sirva-os quentinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s